top of page
TIMELINE

As origens do Ecobairro estão ancoradas em experiências educacionais, em que Paullo Santos e Lara Freitas, em seu processo de formação permanente, participaram de um treinamento em Ecovilas no Rio Grande do Sul e de uma palestra proferida por May East, uma das idealizadoras e realizadoras do Educação Gaia, em São Paulo.  Esses dois momentos de aprendizado foram decisivos para que a inspiração para a criação do Ecobairro pudesse emergir. Tudo isso aconteceu em 2004.

Precisaram de um tempo para amadurecer as ideias, mas ainda no mesmo ano começaram a se reunir e criar o campo dentro do qual nasceria essa nova iniciativa. Em pouco tempo novos colaboradores passaram a participar do projeto – os Nucleadores – que trouxeram mais força, ajudaram a ampliar e a consolidar os objetivos iniciais.

Em 2005 foram publicamente lançadas as propostas do Ecobairro, que desde então contou com o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo. No mesmo ano o Ecobairro recebeu apoio institucional das Nações Unidas,  que reconheceu que o projeto estava dentro das metas das Décadas Internacionais de Cultura de Paz e de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

O projeto foi divulgado na II Mostra de Boas Práticas Ambientais na Oca do Parque Ibirapuera – Iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente – da qual atuou também na organização. Nessa ocasião aconteceram os primeiros contatos com a comunidade do Bairro da Vila Mariana.

No evento GEN+10, em outubro de 2005, na Ecovila Findhorn/Escócia – UK, Lara Freitas apresentou o projeto do Ecobairro para a comunidade participante, ocasião em que tomou contato com  o curriculum contendo o conteúdo para capacitações em Ecovillage Design Education – EDE, fruto da experiência de 23 educadores e designers de sustentabilidade procedentes de ecovilas de várias partes do mundo.

O atualmente denominado Programa Permanente Ecobairro tem colaborado de forma ativa em várias frentes: co-fundação da UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – iniciativa da Secretaria Municipal de São Paulo do Verde e do Meio Ambiente. Trouxe para esta Universidade o curso EDUCAÇÃO GAIA em 2006 (capacitação em Design de Sustentabilidade – Ecovillage Design Education) e integrou seu currículo de forma a colaborar para a Década Internacional da Educação em Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) das Nações Unidas. Participou também da organização do Educação Gaia São Paulo o extinto grupo do Projeto Ecovila São Paulo. Hoje, a EDUCAÇÃO GAIA faz parte do currículo da UMAPAZ, onde foram realizadas 5 edições deste curso-vivência de forte conteúdo e práticas transformadoras, com cerca de 100 participantes em cada turma.

Na mesma época, o Programa Ecobairro passou a ser divulgado por meio de seu site (www.ecobairro.org.br), permitindo que pessoas de diversas cidades do Brasil manifestassem seu apoio e se tornassem voluntários e parceiros.

O Ecobairro participa de vários movimentos e iniciativas de forma direta e indireta e que tenham objetivos afins. Em 2008, teve a oportunidade de conhecer in locum o Movimento Cidades em Transição, em Totnes na Inglaterra. Este Movimento atua na redução da Pegada de Carbono para aliviar o aquecimento global e ações em relação ao pico do petróleo. Pudemos apoiar a vinda de seus facilitadores para São Paulo e Salvador em 2009, organizando assim a 1º primeira formação do TransitionTowns no Brasil na UMAPAZ.

Do ponto de vista institucional, o Ecobairro é um Programa Permanente do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil (www.roerich.org.br), uma organização não-governamental, sem fins lucrativos que tem por objetivo a promoção da paz e cultura através da arte e educação, para proteção, promoção e preservação dos tesouros culturais e naturais.

No Estado de São Paulo, o Programa Permanente Ecobairro está sob a responsabilidade da Associação Urusvati Mantenedora – conhecida como Casa Urusvati, organização que o Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil nomeou como gestora do Programa. Além das considerações institucionais, o Ecobairro tem o compromisso de tecer uma integração institucional com outras iniciativas e programas no âmbito público, privado e de organizações não-governamentais, como uma das atribuições principais do seu Núcleo de Política.

Fonte: Guia Sementes para um bairro sustentavel e pacífico, 2013.

bottom of page